04/03/2008

Calvíce & Auto-estima & Ligação!


A perda de cabelo está intimamente ligada à baixa auto-estima



O cabelo está ligado à auto-estima e à segurança social. Uma avaliação qualitativa, feita em junho de 2007 pela Ipsos (multinacional francesa de pesquisas), ouviu mulheres e homens brasileiros para saber qual é o impacto dos cabelos na auto-estima dos entrevistados. Participaram quatro minigrupos das classes A e B, de 25 a 55 anos, todos usuários de medicamentos para queda de cabelos. O objetivo foi conhecer a relação das pessoas com os cabelos, o que mais as preocupa e o que a calvície representa no imaginário desse público.
As primeiras associações que homens e mulheres fazem com relação aos cabelos dizem respeito à beleza, vaidade, estética e cartão de visitas. Enquanto elas afirmaram que usam os cabelos para encantar, associando-os à sedução e sensualidade, eles já os consideram essenciais como forma de se apresentar. Para os homens, a preocupação com o estado do cabelo (corte e cor) e secundária. Importante é tê-lo e estar apresentável, segundo palavras dos próprios entrevistados.



Segundo o dermatologista Ademir Carvalho Leite Júnior, especialista em tricologia pela Associação Internacional dos Tricologistas e coordenador do Grupo de Apoio e Pesquisa em Calvície (Gapca), na maioria das vezes, a calvície é um limitante social. “Muitos pacientes têm dificuldade de se olhar no espelho e problemas de convivência no trabalho e nas relações afetivas, seja por baixa auto-estima ou por ser motivo de chacota”, comenta. No caso das mulheres, a queda de cabelo tem um impacto ainda maior. “Embora o problema atinja entre 10% a 20% delas e 50% a 55% dos homens, a calvície feminina envolve a beleza”, explica.
Entre as causas mais comuns de queda de cabelo a alopecia androgenética lidera as estatísticas. Como o próprio nome diz, a predisposição genética interfere drasticamente no crescimento dos fios. A calvície feminina está mais ligada a questões como estresse, dietas, cirurgias (especialmente as de redução de estômago) e alterações hormonais. Nos homens, está mais relacionada ao uso de determinados medicamentos, outras doenças e histórico familiar, além do estresse, que é comum aos dois gêneros.
No livro de Ademir Carvalho, É outono para meus cabelos, o autor relata histórias de calvície feminina. A relação da mulher com os cabelos é extremamente intensa, garante o especialista. “A gestante, ao sair do hospital, já coloca um lacinho na filha. Na adolescência, a menina faz escova, chapa e a relação com os cabelos se torna cada vez mais íntima. O homem já é mais relaxado, se preocupa com a aparência no trabalho, por exemplo, embora a queda dos cabelos também tenha um impacto psíquico forte”, afirma o especialista.
TRATAMENTO Um dos maiores erros apontados pelo dermatologista diz respeito ao tratamento. Os medicamentos mais usados atualmente são: a finasterida (oral) e duas loções tópicas – alfa-estradiol e minoxidil. Alguns pacientes apresentam efeitos colaterais como redução no volume do esperma, disfunção erétil e diminuição do apetite sexual. Alguns estudos também avaliam a finasterida em mulheres. A droga não é indicada para mulheres que pretendem engravidar, porque pode haver prejuízo do feto.
Muitos pacientes não seguem a prescrição médica por buscarem resultados imediatos. “As pessoas acham que com três semanas vão notar diferenças e isso não ocorre. Os primeiros sinais de regressão da queda só ocorrem três a quatro meses depois. A partir daí é que os cabelos começam a crescer, mas é um processo lento, que exige paciência.”
Ademir Carvalho explica que a descontinuidade no uso de medicamentos e posterior uso de uma segunda droga acaba por prejudicar a evolução do tratamento. “Alguns pacientes acham que, se em 15 dias, o remédio não funcionou, não fará mais efeito, o que não é verdade. Os resultados palpáveis muitas vezes são vistos num período de até seis meses.”
Ellen Cristie

3 comentários:

Anônimo disse...

Não sou mtu de comentar em blog e tal, mas qd acho algum assunto do meu interesse... é automático! Foi o q aconteceu com esse post, que fala sobre calvice e tal. Até pq, eu faço parte do manifesto NÃO QUERO FICAR CARECA hahaha.

Vou aproveitar e add vcs no meu blog!

Abç.

Anônimo disse...

Vi seu Comentário e quero agradecer sua visita ao nosso "BLOG VERSÀTIL & POPULAR".
Qualquer Dúvida e só nós perguntar! Fique a Vontade Dê sua Sugestão.

Agradecemos sua Participaçõ!!

Sumaya da Equipe "Versátil & Popular"

Anônimo disse...

Caros , Tenho Calvície androgenéica e é algo que me incomoda muito. Desde os 17 anos que perco muito cabelo. Sempre busquei alguma solução e sempre tomei cuidados como aplicar tônico capilar e usar shampoo sem sal, etc... Isso me atrapalha em diversos aspectos da vida. Trabalho, casamento, relacionamentos em geral, também tenho imensa dificuldade em me olhar no espelho ou estar em algum ambiente onde aparece meu reflexo. Muitas vezes me perco nos pensamentos em função disso. O que tem me ajudado bastante nos problemas causados na mente como confusão mental por exemplo, é falar do que sinto para minha mulher. Falo com sinceridade e sem sensura o que sinto e tem em ajudado bastante. Parece que aquilo sai de dentro da gente. Depois em outra ocasião pode voltar mas a gente tem que dar um jeito. Muitos dizem que não dão importância fazendo um certo descaso com a sua própria calvície. A calvície realmente não é problema nenhum, mas como ela atinge nossa auto-estima é que é o grande problema. Por isso se alguém precisar desabafar e quizer "trocar uma ideia" não hesite. Mande-me e-mail : alex-cenci@hotmail.com. Valeu